terça-feira, 10 de janeiro de 2017
Exercitando os ouvidos através da música árabe - 2ª Parte
11º Rítmo: Soumboti
Esta palavra pode designar um certo tipo de tabla. Sumbati é uma tabla um pouco mais larga que a tabla comum, e menor em diâmetro que o instrumento chamado Dalhola que seria o tabla de maior diâmetro. Na verdade em uma banda você pode encontrar diversos percussionistas e estes podem eventualmente utilizar diferente diâmetros de tblas., que oferecem variações interessantes em termos de sonoridade. O maior tabla de todos é chamado de dalholae o anterior a ele é o Sumbali. Soumbati enquanto rítmo é outro dos r´tmos que podemos informalmente chamar de pertencentes a famila Baladi e é na verdade uma variação bem siples do maksum. É um rítmo quaternário com fortes DUMS e claros TAKS para os acentos. É muito popular até mesmo em trilhas sonoras. Serve muitas vezes com rítmo de base para trocas de humo ou momentos musicais.
DUM TAKATA TAKATA ESC DUM TAKATA TAKATA
4/4 tempos
12º Rítmo: Karachi
Um rítmo muito comum no Egito e também no norte da áfrica, acaba sendo um pouco estranho para nós, pois diferente de todos os outros rítmos ele começa com um TAK, no lugar do DUM. Usado em partes rápidas mais também moderadamentedependendo da disposição do percussionista. Geralmente ele é encontrado em músicas em sua versão mais rápida e em músicas modernas egípcias, sua presença é observada com frequência. Tem o mesmo padrão ritmico de um Malfuf com compensação diferente para o DUM. O Karachi pode ser combinado com o Malfuf por dois percussionistas diferentes para uma boa mistura.
TÁK TAK TAK DUM / TÁK TAK TAK DUM ….
2/4 tempos
13ª Rítmo: Ayoub ou Soudi
Ayoub é usado em música sufi e em folclore. Também é chamado de Zar por seu uso em cerimônias que recebem de fato é ayoub, e em algumas conotações musicais podemos encontrar o mesmo nome de Bayu. Também aparece bastante em entradas e encerramentos. Pode servir como ponte para mudança de humor dentro de uma peça musical.
DUM TAK DUM TAK
2/4 tempos
14º Rítmo: Bayou
Ritmo similar ao Ayoub possuindo um compasso binário. A estrutura é a mesma 2/4, tem o mesmo padrão de tempo do ayoubmas com um DUM duplo e é normalmente tocado de forma mais lente.
DUM – DUM DUM – TAK
Ou
DUM ESC DUM DUM TAK
2/4 tempos
15º Rítmo: Fox
É um rítmo de compasso binário que possui apenas duas batidas, de origem africana, não possui virada de velocidade rápida que pode ser variada de acordo com os objetivos. Pode ser um rítmo rápido e de poucas batidas, geralmente é utilizada nas entradas e no fim de músicas clássicas ou simplesmente como intr[odução. Parecido com uma marcha. O vox ou Fox foi bastante utilizado nas composições do compositor Mohamed Abdel Wahad. Acredita – se que este rítmo tenha sido inspirado na música moderna egípcia . O rítmo Fox é conhecido por ser uma marcha. Não é um rítmo árabe, mais sim uma variação do FOXTROT que começou a ser usado por compositores egípcios. É um rítmo 2/4 que pode ser tocado seco ou sem interrupção. Seco ele aparece como DUM TA.
DUM TAKA…DUMTAKA
1/2 tempos
16º Rítmo: Konga
O rítmo quaternário de origem africana. Konga (conga Masri) é mais conhecido na América do Sul. É envolvente e costuma aparecer para dar um teor mais forte e marcante na música árabe. É um rítmo 4/4 com dois DUMS e dois TAS. Sua forma mais pura aparece assim:
DUM TAK DUM TA –
(- indica o silêncio do terceiro tempo)
DUM TAK ESC ESC DUM TAK
4/4 tempos
17º Rítmo: Bambi
A tradução do nome deste ritmo é incerta. De origem egípcia, mas com fortes influências norte-africanas, Bambi pode signficar desde “cor de rosa”, até chamada. Ao analisar mais profundamente sua estrutura, nota-se que a primeira tradução se refere à alegria que o ritmo sugere quando tocado, ao mesmo tempo em que costuma aparecer no início de músicas como uma chamada para o que está por vir.
É um ritmo moderno que ajuda na improvisação da bailarina. Lembram do Wahda, variação simples do Wahda wa noz? DUM DUM TAKA DUM. Pois é, o Bambi possui estrutura semelhante podendo até ser confundido.
É um ritmo 4/4 que possui três DUMS pausados logo no início, seguidos por dois pares de TAKA e finalizado por um TA. Ele fica assim:
DUM DUM DUM TAKA TAKA TA.
4/4 Tempos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário